PRINCÍPIOS NORTEADORES
O Plano Municipal do Livro,
Leitura e Literatura - PMLLL de Joinville tem por base o diagnóstico realizado
pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que aponta dados insuficientes
em escala para indicar fatores qualitativos e quantitativos para a determinação
de uma sociedade leitora.
O PNLL
demarca como fatores qualitativos para subsidiar uma sociedade leitora: 1) o
lugar livro no imaginário coletivo; 2) formação de leitores associada às
famílias; 3) escolas comprometidas com a leitura do cultural, e como fatores
quantitativos: 1) ampliação do acesso ao livro em bibliotecas, livrarias e
espaços comunitários de leitura; 2) preço do livro acessível. Portanto, a otimização
desses cinco fatores norteadores do PNLL no município de Joinville é determinante para que a cidade se identifique
com um perfil de cidade leitora.
Em Joinville, no dia 11
de junho de 2010, foi promulgada a Lei no 6.705, que implantou o
Sistema Municipal de Cultura de Joinville, objetivando integrar os órgãos,
programas e ações culturais do Governo Municipal e instituições parceiras, e
consolidar um sistema público municipal de gestão cultural, com ampla
participação da sociedade e garantia de transparência nas ações públicas, mantendo-se a
plena autonomia e especificidade de cada partícipe. O SMC tem como objetivo,
também, integrar-se ao Sistema Estadual e ao Sistema Nacional de Cultura (Lei
nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010), permitindo maior integração às políticas
das três esferas de Governo[1].
A criação
do Sistema Municipal de Cultura de Joinville viabilizou a implantação do
Programa Cidade dos Livros que
propõe um pacto entre Conselho de Políticas Culturais, Fundação Cultural,
Secretaria de Educação, Confraria do Escritor, Comitê PROLER
Joinville/FBN/MinC, PROLIJ, SESC, universidades, envolvendo na sua redação e
implementação professores, escritores, bibliotecários, livreiros e editores,
conforme prevê o Plano Nacional do Livro e Leitura(PNLL) com a finalidade de
operar transformações culturais e educacionais no município. Portanto, é
fundamental concretizar os eixos e linhas de ação do PNLL por meio do PMLLL.
Joinville apresenta índices
de leitura em relação ao livro e à literatura, similares ao contexto brasileiro
conforme os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 3[2],
portanto, se faz necessário uma política focada na superação dessa realidade. O
desafio, segundo Pansa (2012) na apresentação “Fazer do Brasil um país de
leitores é o nosso desafio”[3]
é inverter, por intermédio da educação e da leitura, a classificação do Brasil
quanto à educação e ao desenvolvimento humano em relação aos outros países,
pois há uma dissintonia entre os índices econômicos e humanos. No entanto, em
2011 duas escolas municipais ganharam o Prêmio Educador Elpídio Barbosa, do
Conselho Estadual de Educação. A Escola Municipal Adolpho Bartsch, pelo
desempenho no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), séries
iniciais, com a nota 7,9 e a Escola Municipal
Pastor Hans Muller, séries finais, com nota 6,6. Os diretores ao serem
entrevistados pelo Jornal Escola Aberta – Secretaria da Educação de SC –
setembro de 2012 sinalizaram a força da
leitura. O Prof Fábio de Almeida Doin, diretor Escola Municipal Adolpho
Bartsch, afirmou: “Temos projetos de leitura permanentes, parceria com empresas
privadas comprometidas com a educação de qualidade e, o mais importante:
acompanhamento constante em sala de aula”.
Os princípios norteadores do
PNLL (2006-2011) serão seguidos no PMLLL para sustentar as ações de fomento do
livro, da leitura e da literatura:
- Práticas sociais – A leitura e a escrita compreendidas
como práticas sociais e culturais, expressão da multiplicidade de visões de
mundo, esforço de interpretação que se reporta a amplos contextos;
- Cidadania - A leitura e a escrita constituem forças
fundamentais para a construção de sociedades democráticas, baseadas na
diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania;
- Diversidade cultural - A leitura e a escrita são, na
contemporaneidade, instrumentos decisivos para que as pessoas possam
desenvolver de maneira plena seu potencial humano e fortalecer a capacidade de
expressão da diversidade favorecendo o intercâmbio cultural; são requisitos
indispensáveis para o desenvolvimento social e econômico.
- Construção de sentidos – A concepção de leitura vai
muito além dos códigos da escrita e da capacidade de decifrar caracteres. É um
processo complexo de compreender e produzir sentidos, sujeito a variáveis de
ordem social, psicológica, fisiológica e linguística, entre outras.
- O verbal e o não verbal – Ao reafirmar a importância da
palavra escrita, não se desconsidera a validade de outros códigos e linguagens,
das tradições orais e das novas textualidades que surgem com as tecnologias
digitais.
- Tecnologias e informação – A prática leitora perpassada
pelas tecnologias de informação e comunicação
- Biblioteca como dínamo cultural – A biblioteca como um
pólo difusor de informações e cultura, como centro de educação continuada e
núcleo de lazer e entretenimento, estimulando a criação e a fruição de diversos
bens artístico-culturais
- Literatura – Considerar as funções essenciais da
literatura, entendendo-a como ficção, que afeta o consciente e o inconsciente
dos leitores de maneira complexa e dialética, em oposição ao caráter pedagógico
e doutrinador de outros textos.
- EJA – O impacto do PNLL sobre a Educação de Jovens e
Adultos (EJA) deve ser objeto de especial atenção no que toca às políticas e
ações de promoção da leitura.
- Necessidades especiais – Garantir que as pessoas com
deficiência tenham acesso a livros e a outros materiais de leitura, buscando
apoiar a publicação das obras disponíveis no mercado em libras e Braille
- Meios educativos
– Fomentar a produção de livros, periódicos e outros materiais de leitura e
escrita nos blogs, sites e revistas, entre outros, de forma a
assegurar o acesso a bens culturais produzidos em diferentes linguagens e
suportes e sobre os mais variados temas ou contextos culturais, para todos os
leitores
- Autores locais e o mercado – Estimular a produção e
distribuição nos mercados local, regional e nacional. Apoiar a produção de
livros e outros suportes em quantidades e preços compatíveis com a capacidade
de consumo da população, buscando permanentemente o equilíbrio entre o
econômico, o direito de cidadania e a dimensão simbólica do livro.
- Cadeia produtiva – Garantir o direito ao acesso à
leitura e, ao mesmo tempo, apoiar o funcionamento da cadeia produtiva do livro
em nível local
- Avaliação contínua – Criação de mecanismos de avaliação
para o cumprimento das metas e execução dos programas e ações em curso,
permitindo ajustes e atualizações no processo.
OBJETIVOS E METAS DO PMLLL
O objetivo central do PMLLL
é o de assegurar e democratizar o acesso à leitura e ao livro, com base na
compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos indispensáveis para
que o ser humano possa desenvolver sua capacidade crítica e criadora. Há a
convicção de que somente assim é possível que, na sociedade da informação e do
conhecimento, ele exerça de maneira integral seus direitos, participe
efetivamente dessa sociedade, melhore seu nível educativo, fortaleça os valores
democráticos, seja criativo, conheça os valores e modos de pensar de outras
pessoas e culturas e tenha acesso às formas mais verticais do conhecimento e à
herança cultural da humanidade. Busca-se criar condições necessárias e apontar
diretrizes para a execução de políticas, programas, projetos e ações
continuadas por parte do Estado em suas diferentes esferas de governo e também
por parte das múltiplas organizações da sociedade civil, lastreada em uma visão
republicana de promoção da cidadania e inclusão social e segundo estratégias
gerais para o desenvolvimento social e de construção de um projeto de Nação que
suponha uma organização social mais justa.
O Plano Municipal de Cultura
de Joinville – PMC- Joinville[4],
promulgado por Lei ordinária nº 7258/2012 e elaborado pelo Conselho Municipal
de Política Cultural, com bases nas ações deliberadas pelas três edições da
Conferência Municipal de Cultura – 2007, 2009 e 2011-em atendimento ao art. 13
da Lei nº 6.705, de 11 de junho de 2010, que criou o Sistema Municipal de
Cultura de Joinville – SMC-Jlle, prevê efetivar o Plano da Literatura, Livro e
Leitura compreendendo ações de curto e
médio prazos:
·
Implementar política de difusão da literatura
local em âmbito estadual, nacional e internacional, articulando-se como outras
iniciativas como Comitê PROLER- Joinville, núcleo do Programa Nacional de
Incentivo à Leitura, Programa Institucional de Incentivo à Leitura
PROLER/UNIVILLE , PROLIJ – UNIVILLE - Programa Institucional de Literatura
Infantil Juvenil, Confraria do Escritor, Programa Joinville Cidade dos Livros,
Agentes de Leitura, espaços de comercialização em livrarias, catálogos de
escritores, Feira do Livro e de programas de residência artística (curto
prazo).
·
Implantar sistema municipal de bibliotecas,
integrado em rede, com conceito de midiateca, abrangendo, além de mídias em novos
suportes tecnológicos, gibiteca, fanzineteca, brinquedoteca, materiais em
braile e audiolivros (curto prazo).
·
Adotar a prática de oficinas de escrita e
leitura como atividades complementares ao currículo escolar, considerando a
produção de autores locais (curto prazo).
·
Criar na estrutura de cargos da Prefeitura de
Joinville, a função de mediador de leitura (com formação no curso
Biblioteconomia, atendendo a lei 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010) para atuar em
todas as bibliotecas públicas municipais e instituir programa de capacitação
permanente para esses profissionais (médio prazo).
·
Implantar novas unidades da Biblioteca
Pública Municipal, integradas a espaços de cultura (médio prazo).
Recomendações propostas pelo
Fórum Setorial do Livro e Leitura realizado, no dia 28 de maio de 2011 e
ajustadas na Pré Conferência Setorial do
Livro, Leitura e Literatura, realizada em 08 de setembro de 2011:
·
À Secretaria de Educação e à Fundação
Turística de Joinville: destinar orçamento na Secretaria Municipal de Educação
e na Fundação Turística de Joinville para editais que contemplem projetos
específicos para a circulação da literatura nas escolas e eventos.
·
Às universidades: implantar curso de sistemas
de informação na cidade, dentro das novas diretrizes do setor.
·
Ao CMPC – Jlle: acrescentar o termo
“literatura” na modalidade “Livro e Leitura” do SIMDEC.
EIXOS E LINHAS DE AÇÃO DO PMLLL
Eixo 1 - Democratização do acesso
1.1. Implantação das bibliotecas em rede
- Implantar sistema municipal de bibliotecas, integrado
em rede, com conceito de midiateca, abrangendo, além de mídias em novos
suportes tecnológicos, gibiteca, fanzineteca.
1.2. Fortalecimento da rede atual de bibliotecas
- Implantar novas unidades da Biblioteca Pública
Municipal, integradas a espaços de cultura, sustentação dos projetos Arca das
Letras e Biblioteca Móvel.
1.3. Conquista de novos espaços de leitura - Criação e
apoio a salas de leitura, bibliotecas circulantes e “pontos de leitura” ônibus,
Atividades de leitura em parques, centros comerciais, estações de ônibus.
Leitura em hospitais, asilos, praças e consultórios pediátricos. Leitura com
crianças de rua. Espaços de leitura nos locais de trabalho.
1.4. Distribuição de livros gratuitos - Programas
governamentais para distribuição de livros didáticos e não-didáticos para
alunos nas escolas. Projetos de educação para a cidadania com livros (saúde,
meio ambiente, trânsito, trabalho, juventude etc.). Distribuição de livros em
ações culturais. 1.5. Melhoria do acesso ao livro e a outras formas de expressão
da leitura - Feiras do livro de Joinville, co-edições de livros em braile,
livros digitais e audiolivros. Projetos editoriais com jornais e revistas.
Campanhas de doações de livros.
1.6. Incorporação e uso de tecnologias de informação e
comunicação - Formulação e aprimoramento de técnicas que visem a facilitar o
acesso à informação e à produção do saber, incluindo capacitação continuada
para melhor aproveitamento das tecnologias de informação e comunicação.
Produção e desenvolvimento de tecnologias para a preservação de acervos,
ampliação e difusão de bens culturais, como livros digitais, informatização de
bibliotecas e bibliotecas digitais, entre outros. Instalação de Centros de
Leitura Multimídia, voltados para a pesquisa e divulgação, em especial nas áreas
da leitura e do livro.
Eixo 2 – Fomento à leitura e à formação de mediadores
2.1. Formação de mediadores de leitura
- Programas de capacitação de educadores, bibliotecários
e outros mediadores da leitura. Projetos especiais com universidades e centros
de formação de professores. Cursos de formação de professores com estratégia de
fomento à leitura e de estudantes que se preparam para o magistério em
literatura infanto-juvenil. Ampla utilização dos meios de educação à distância
para formação de promotores de leitura em escolas, bibliotecas e comunidades.
2.2. Projetos sociais de leitura - Projetos para fomentar
a leitura. Rodas da leitura, atividades de formação do leitor na escola, clubes
de leitura. Atividades de leitura em comunidades indígenas. Mediadores de
leitura e contadores de histórias, performances poéticas, rodas literárias e
murais. Oficinas de criação literária para crianças e jovens. Encontro com
autores. Banco de dados de projetos de estímulo à leitura, com avaliação e
formatação para sua replicação. Editais de órgãos públicos e empresas estatais
para apoiar projetos. Continuidade e fortalecimento do PROLER/FBN e de suas
ações.
2.3. Estudos e fomento à pesquisa nas áreas do livro e da
leitura - Diagnósticos sobre a situação da leitura e do livro. Pesquisas sobre
hábitos de leitura e consumo de livros. Formação de base de conhecimento sobre
experiências inovadoras e bem-sucedidas com leitura. Apoio às pesquisas sobre a
história das práticas sociais de leitura, história das livrarias nos núcleos
universitários de pesquisa e fora da academia. Programas de financiamento à
pesquisa nas áreas do livro e da leitura e a publicação, com apoio de
instituições oficiais e/ou
da sociedade, dos resultados dessas pesquisas.
2.4. Sistemas de informação nas áreas de bibliotecas, da
bibliografia e do mercado editorial - Estudos e pesquisas para conhecer a
realidade das bibliotecas, das editoras, das livrarias e do consumo de livros.
Estudos sobre a cadeia produtiva do livro e projetos e programas para a
política pública setorial. Levantamento de dados para apurar os números de
bibliotecas, livrarias, investimentos no setor editorial, de investimentos das
políticas públicas. Portal de projetos, programas, ações e calendário de
atividades e eventos da área.
2.5. Prêmios e reconhecimento às ações de incentivo e
fomento às práticas
sociais de leitura – Prêmios para experiências inovadoras
de promoção da leitura, ações de fomento à leitura desenvolvidas em escola,
biblioteca, comunidade e empresas. Prêmios para identificar, reconhecer e
valorizar as diferentes práticas sociais de leitura existentes.
Eixo 3 – Valorização da leitura e comunicação
3.1. Ações para criar consciência sobre o valor social do
livro e da leitura - Campanhas institucionais de valorização da leitura, do
livro, da literatura e das bibliotecas em televisão, rádio, jornal, Internet,
revistas, outdoors, cinema e
outras mídias. Encontros e seminários com relatos de
experiências de leitura.
3.2. Ações para converter o
fomento às práticas sociais da leitura em política de Estado - Formulação de
política municipal. Marcos legais (Leis do livro municipais; decretos e portarias). Realização
de fóruns, congressos, seminários e jornadas para propor agendas sobre o livro
e a leitura. Pesquisas e estudos sobre políticas públicas do livro, leitura e
biblioteca pública. Estruturação da área de
formulação, coordenação e execução da política setorial. Criação de fundos e
agências para financiamento e fomento à Leitura. Criação de grupos de apoio
entre parlamentares e formadores de opinião.
3.3. Publicações impressas e em outras mídias dedicadas à
valorização do livro e da leitura - Publicações de cadernos, suplementos
especiais, seções, revistas, jornais, portais e sítios na Internet sobre livro,
literatura, bibliotecas e leitura. Resenhas em jornais e revistas com
lançamentos do mercado editorial. Programas permanentes na televisão e no
rádio.
Ações já realizadas: Blog da Biblioteca Pública
Municipal, site do Instituto Feira do livro de Joinville, blog do PROLER
Joinville, blog das Conferências Municipais de Cultura, site Joinville
Literária, site Joinville Cultural (Fundação Cultural de Joinville), site
Catarse, site do SESC Joinville, site Portal Joinville e blog Cidade Cultural
Eixo 4 – Apoio à criação e ao consumo dos bens de leitura
4.1. Desenvolvimento da cadeia produtiva do livro -
Linhas de financiamento para a edição de livros. Programas governamentais de
aquisição que considerem toda a cadeia produtiva e os interesses das práticas
sociais de leitura no país. Fóruns sobre políticas do livro e editoriais.
Programas de formação para editores, livreiros e outros profissionais do
mercado editorial.
4.2. Fomento à distribuição, circulação e consumo de bens
de leitura - Políticas para fomentar a abertura de livrarias e apoiar as
existentes. Livrarias em praças públicas. Livros em bancas de jornal e hotéis.
Programas de formação de livreiros empreendedores. Apoio e financiamento ao
setor livreiro. Programas de apoio à abertura de pontos alternativos de venda.
Programas de educação continuada aos profissionais de livrarias. Programas de
tarifas diferenciadas para transporte e circulação de bens de leitura.
Ações já realizadas: Armazém Cultural Midas, espaço
privilegiado para a literatura local.
4.3. Apoio à cadeia criativa do livro – Prêmios e bolsas
nas diferentes áreas de criação literária para apoiar os escritores, apoiar a circulação de escritores por escolas,
bibliotecas, feiras, novas publicações e trabalhos de traduções, defesa dos
direitos autorais. Criação de fóruns de discussão sobre direitos autorais e
copyright restritivo e não-restritivo.
4.4. Maior presença no exterior da produção literária,
científica e cultural editada – Participação em congressos e programa de
residência artística.
Diagnóstico
das atividades voltadas ao Livro, Leitura e Literatura no município de
Joinville
As interfaces da Fundação Cultural de Joinville ocorrem
com a Secretaria da Educação; Comitê Interinstitucional PROLER
Joinville/FBN/MinC; Programa Institucional de Incentivo à Leitura/UNIVILLE;
Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil - PROLIJ;SESC Joinville; UNIMED Joinville;
Confraria dos Escritores; Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin. A
Secretaria de Educação Municipal no âmbito das bibliotecas e no Programa Cidade
dos Livros desenvolve atividades de memória e cultura.
Mapa de ações
1. Reforma
da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin (...)
2. Feira
do Livro de Joinville (Lei Rouanet)
3. Mostra
de Leitura do PROLER Joinville: 1999 – atual (UNIVILLE)
1999
|
Exposição
|
2000
|
Exposição
|
2001
|
630
pessoas
|
2002
|
500
pessoas
|
2003
|
932
pessoas
|
2004
|
820
pessoas
|
2005
|
900
pessoas
|
2006
|
550
pessoas
|
2007
|
480 pessoas
|
2008
|
450 pessoas
|
2009
|
110 pessoas
|
2010
|
100 pessoas
|
2011
|
234 pessoas
|
2012
|
1500 pessoas
|
4. Projeto
Sacola/Mala da Leitura – Atualmente há 79 Unidades Escolares da Rede Municipal
de Ensino que desenvolvem o projeto, sendo que há aproximadamente 200 Sacolas
Literárias circulando nas comunidades (SME)
Mapeamento
das bibliotecas e ações na cidade
6. Fóruns
Setoriais do Livro, da Leitura e da Literatura (SMC)
7. Pré-conferências
Setoriais do Livro, da leitura e da Literatura (SMC)
8. 1º
Fórum de Políticas de Leitura (PROLER Joinville)
9. Encontros
Regionais do PROLER Joinville: 1997 – atual (Comitê PROLER/SESC/UNIVILLE/FBN)
|
Palestras
|
Oficinas/Minicursos
|
1997
|
200
|
200
|
1998
|
200
|
200
|
1999
|
250
|
140
|
2000
|
150
|
150
|
2001
|
300
|
148
|
2002
|
158
|
158
|
2003
|
250
|
110
|
2004
|
300
|
130
|
2005
|
250
|
160
|
2006
|
1785
|
252
|
2007
|
400
|
400
|
2008
|
920
|
214
|
2009
|
450
|
265
|
2010
|
328
|
162
|
2011
|
270
|
216
|
2012
|
722
|
205
|
10. Saraus
na Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin
11. Total
de encontros da ação: 14 - Total de público: 687 (SME)
12. Projeto
Garrafa de Leitura - O trabalho consiste em apresentar ao um grupo visitante
uma garrafa com um livro de autores de Joinville. Após um período, o grupo e a
garrafa retornam com alguma produção realizada a partir da leitura conversam
com o escritor da obra.
13. Total
de encontros da ação: 07 - Total de público: 217 (SME)
14. Oficinas
para formação de mediadores de leitura (SESC/PROLER/SIMDEC)
15. Programa
Matur(a)idade (UNIVILLE)
16. Projeto
Salve o Cinema: 1999 – atual (PROLER UNIVILLE)
17. Projeto
Histórias de Domingo: 1998 – atual (PROLER/Hospital Municipal São José/Hospital
Regional Hans Dieter Schmidt/Maternidade Darcy Vargas/Hospital Dona
Helena/ Hospital
Materno Infantil Doutor Jeser Amarante Faria): média de público atingido:
300/ano
18. Projeto
de Contação de histórias no Centro Hospitalar UNIMED: 2005 - atual
(PROLER/UNIMED Joinville): média de público atingido: 350/ano
19. Biblioteca
itinerante (EMBRACO)
20. Ônibus
da Leitura – Ônibus adaptado no qual atuam professores contadores de histórias,
que circulam pela cidade com objetivo de estimular o hábito leitor. A
prioridade no atendimento são as unidades escolares no meio rural atualmente há
dois ônibus de leitura. (SME)
21.
Confraria do
Escritor - Movimento de escritores joinvilenses ou
residentes em Joinville, para que reconheçam seus pares, firmem propostas
voltadas à literatura da cidade e promovam o diálogo constante com o público
leitor – mensalmente. A primeira reunião será no dia 09 de abril, paralela à
Feira do Livro de Joinville.
22. Total
de encontros da ação: 06
23. Total
de público: 58 (SMC)
24. Palavra de Escritor - Encontro
do leitor com o escritor.
25. Total
de encontros da ação: 06
26. Total
de público: 230
27. (SME/Confraria
dos Escritores)
28. Projeto
Fornada Literária – pacotes de pão com poemas (PROLER/M.Bom)
29. Seminário
Jardim Poético – Momento ao qual a
Biblioteca Municipal se prepara para discutir o cotidiano e a produção poética.
O foco principal é sensibilizar os coordenadores e gestores escolares para um
olhar poético ao processo formal de educação. O período de realização é em
novembro.
30. Total
de encontros da ação: 03
31. Total
de público: 203
32. Projeto
Livro de Parede (E.E.B. Professor João Martins Veras)
33. Festival
de Contação de Histórias (E.E.B. Professor Augusto Gonzaga)
34. Sacola
viajante de leitura (E.E.B. Professor Augusto Gonzaga)
35. Projeto
UNIVILLE na Comunidade (UNIVILLE)
36. Abril
Mundo (PROLIJ)
37. Maratona
de Contos (SESC/ PROLER Joinville)
38. Soltos
na Cidade - Oferecer à comunidade
joinvilense acesso aos livros que possam promover conhecimento, cultura e
lazer.
39. Total
de livros soltos: 400 (SME)
40.
Leitura nos Ancionatos – Manifestação que é realizada nos espaços nos quais há pessoas
que muitas vezes têm dificuldades com a locomoção, ou ainda tiveram poucas
experiências leitoras. Este momento é intenso, as discussões são profundas e recheadas
de muitos ensinamentos.
41. Total
de encontros da ação: 76
42.
Total de público: 32
43.
Lançamentos de livros de autores locais
(Confraria dos Escritores)
44. Concurso
Literário de Letras – Facebook (Letras/UNIVILLE)
45. Arca
das Letras - O Programa Arca das Letras consiste em uma biblioteca inicial de
200 documentos bibliográficos, que tem como objetivo incentivar e facilitar o
acesso à leitura no meio rural, em assentamentos da reforma agrária, em
comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombolas,
indígenas, ribeirinhas e colônia de pescadores. As bibliotecas rurais podem ser
instaladas em casas de agentes voluntários ou em sedes de uso coletivo. Em
Joinville há 33 Arcas das Letras, instaladas nas comunidades: Morro do Amaral,
Estrada Caminho Curto, Estrada do Pico, Estrada Rio da Prata, Estrada D´Oeste,
Estrada Morros/Piraí, Estrada Blumenau, Salto I, Salto II, Quiriri, Vila Nova e
Pirabeiraba.
46. Projeto
Livro Livre
47. Concurso
Fornada Literária (2012)
48. Edições
em braile e livros digitais
49. Disponibilização
de um espaço na Biblioteca Pública Municipal para acesso aos livros em Braille
e para baixa visão
50. Capacitações
permanentes de contadores de histórias, educadores e mediadores de leitura
51. Parceria
pesquisa - Leitura em meio eletrônico – Projeto de pesquisa Autores, Obras e Acervos Literários
Catarinenses em Meio
Digital coordenado pelo Prof. Dr. Alckmar Luiz dos Santos
(UFSC/UNIVILLE/UDESC/Universidad Complutense de Madrid)
52. Pontos
de leitura
53. Divulgação
da Feira do Livro de Joinville na tevê, rádios e jornais
54. Ação
do Grupo RBS “A educação precisa de respostas” – Vivências de leitura PROLER
Joinville
55. Jornal
A Notícia – Caderno NA Escola
56. Legislação:
Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville (CMPC) – reformulado pela Lei no 6.705,
de 11/6/2010, em substituição ao antigo Conselho Municipal de Cultura, criado
pela Lei nº 951, de 26/08/1968, Sistema Municipal de Desenvolvimento pela
Cultura (SIMDEC) - LEI Nº 5.372, de 16 de dezembro de 2005, Sistema
Municipal de Cultura (SMC) - LEI Nº 6.705, de 11 de junho de 2010, Plano
Municipal de Cultura (PMC) - LEI Nº 7258, de 05
de julho de 2012, Seminário de
Práticas Leitoras e Seminário de Pesquisa em Linguagem, Leitura e Cultura –
PROLER Joinville (2010, 2011 e 2012), Encontros do PROLER Joinville (1995 a 2012) Conferência
Municipal de Cultura (2007, 2009 e 2011), 1º Fórum de Políticas de Leitura
PROLER (2009), Pré-conferências Setoriais do Livro e da Leitura (2009 e 2011) e
Fórum Setorial do Livro e da Leitura (2011).
57.
Dia Literário – Data que a Biblioteca Municipal
promove para fomentar e valorizar os trabalhos realizados nos espaços
escolares. O objetivo é mostrar o quê, como e porque ler literatura. Datas de
realização: 07 de abril, e 05 de outubro. Total de encontros da ação: 04 Total
de público: 1123 (aproximadamente)
58. Participação
da pesquisadora Sueli de Souza Cagneti em congressos internacionais de leitura:
Cuba - 1999, Lectura’ 99 para leer el XXI; Colômbia – 2000, Congresso Mundial
da IBBY; México – 2009, Enkidu Summer Conference; Ilha da Madeira – 2005, Congresso
Internacional: a leitura e as artes em torno da criança; Itália/Toscana – 2006,
Corso Estivo: Carlo Collodi l’ottocento e La litteratura per l’infanza;
China/Macau – 2006, 30th IBBY; Índia/Nova Delhi – 2007, International on story;
Irã/Sheraz – 2007, 11th Story Telling Festival; Itália/Luca – 2009, 2º
Congresso Internazionale Sull’umorismo in prospectiva interculturale;
Portugal/Chaves – 2010, Congresso Internacional de Literatura Infantil.
59. Projetos
aprovados pelo SIMDEC na modalidade Livro e Leitura[5]
(Fundo Municipal de Incentivo à Cultura – FMIC e
Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura – MMIC)
|
FMIC
|
MMIC
|
2005
|
3
|
-
|
2006
|
5
|
2
|
2007
|
6
|
1
|
2008
|
8
|
4
|
2009
|
8
|
2
|
2010
|
9
|
1
|
2011
|
5
|
3
|
2012
|
8
|
6
|
62. Joinville
Cidade dos Livros - O Programa teve
início em 2009 e objetiva manter e desenvolver a convivência com a cultura e a
memória de nossa cidade, através do livro, incentivando o hábito crítico da
leitura. Neste sentido, durante o desenvolvimento do programa Joinville Cidade dos Livros o principal foco é
tornar nossa cidade referência na democratização do livro, da cultura, da
educação, na disponibilização da informação e no fomento das manifestações
culturais.
63. Biblioteca
Pública Pref. Rolf Colin
64. Biblioteca Pública
Prof. Gustavo Ohde
65. Bibliotecas
Escolares - O objetivo principal das Bibliotecas Escolares é de encantar os
alunos ao ato de ler. Além disso, o acervo das Bibliotecas Escolares
está disponível também à comunidade geral, basta verificar os horários e os
agendamentos.
66. Mediadores de
Leitura das Bibliotecas Escolares - Os Mediadores de Leitura que atuam nas
Bibliotecas Escolares vem participando desde 2009 de uma série de encontros
para aperfeiçoamento da arte de atuar nas Bibliotecas das Escolas. No total
foram 06 cursos (3 encontros do PROLER, 1 Min. Da Cultura, 01 Abril Mundo, e 01
A Notícia ), e mais os encontros de estudo dirigidos e organizado pela Biblioteca
Pública.
Total de Mediadores de Leitura:
63
67. Contação de História – Atividade realizada quinzenalmente aos sábados, e através de
agendamento durante a semana. O principal objetivo da contação de história é de
encantar e de dialogar com a arte literária.
Total de encontros da ação: 103
Total de público: 1.645
68. Assessoria Técnica e
Criativa às Bibliotecas em Geral[6] – Atividade
que consiste em colaborar na elaboração, na gestão de bibliotecas, em sugestões
de acervo, na construção de documentos normativos, entre outras formalidades
para abertura de bibliotecas.
69. Mostras de Contações de
Histórias – Evento planejado para
que instituições que promovem contações de histórias de forma criativa e
criteriosa possam mostrar seus trabalhos no espaço da Biblioteca Municipal.
Data de realização: 11 de julho, 20 de agosto e 26 de novembro.
Total de encontros da ação: 13
Total de público: 643
70. Ledor voluntário –
Voluntários fazem leitura presencial ou gravada de materiais em geral para
deficientes visuais.
Total de público beneficiado: 15
71.
Entrada da Leitura –
Ação que permite a democratização do livro de forma prática. Todo acervo que a
Biblioteca Municipal recebe é avaliado. Dependendo da análise este poderá ir
para a Entrada da Leitura, através do qual o utilizador de biblioteca poderá
levar para si até dois exemplares por dia do acervo disposto na estante
reservada ao serviço.
Total
de documentos doados ao público: 1344
72. Degustação Literária – Manuseio de livros diversos, expostos
em bancada atraente por temas de interesse. Nesse sentido, sua disposição estará estruturada de tal maneira, que o
interessado encontre de uma forma prática e rápida, a informação de que
procura,degustando o alimento do saber.
Total de degustação: 04
73. Fala de Leitor - Movimento
de leitores joinvilenses ou residentes na região, objetivando o intercâmbio de
experiências individuais ledoras, as potencialidades socioliterárias dos
envolvidos com a iniciativa e a formação continuada.
Total de encontros: 04
74. Oficina Literária – Encontro de grupos ledores para
vivências com o livro, a leitura e a literatura, envolvendo corpo
docente/discente, mediadores de leitura, utilizadores de biblioteca e demais
interessados na prática socioliterária.
Total de
encontros: 17
75. Curso de Formação continuada de leitores e
mediadores de leitura
Promoção de acesso à
leitura – 40 horas (Programa Institucional de Incentivo à Leitura/UNIVILLE)
76. Ações do Programa
Institucional de Incentivo à Leitura (UNIVILLE) em UNIVILLE na Comunidade: 1997
– atual. Média de público atingido: 1000/ano
ANEXO 1
RELAÇÃO
DAS INSTITUIÇÕES / BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS
INSTITUIÇÃO
|
RESPONSÁVEL
|
Posto Policial do
Floresta
|
Sargento Abreu
|
CRAS
|
Clodoaldo Fávero
|
UDESC/CCT-Joinville
|
Tânia Barroso
|
Clube de
Aventureiros
|
Thais H. Conceição
|
Abrigo
Infantojuvenil
|
Marileide M. R. Silva
|
Assoc. Morad. Baln.
Cambijú
|
Ivone Jock Granado
|
CEI Vovó Justina
(Araquari)
|
Roseli
|
Igreja – Pq.
Joinville
|
Ivanice
|
Escola de
Reforço/Vila Nova
|
Sonia
|
CRAS – J. Paraíso
|
Lisielen (Coordenadora)
|
Clube de Leitura
|
Maria de Lourdes
|
Casa Brasil / Norte
(Fundamas)
|
Deise
|
Comunidade
Terapêutica Rosa de Sarom Unid. 2
|
Hilda Vitório
|
Assoc. Mor. Jardim
Francine
|
Vanessa (Gab. Ver. João Rinaldi
|
Studio Escola de
Atores
|
Fernanda (Teatro)
|
C&A Modas LTDA
|
Karen Mello Verli
|
CEI Paraíso da
Criança
|
Daniela/Vivian
|
Biblioteca
Comunitária Moradores do Prédio Arnaldo M. Douat
|
Amélia
|
Assoc. Inst. Moriá
|
Liliane
|
Assoc. Morad. Do
Jardim Francine
|
Denizia Marcelino Severino
|
Comunidade
Terapêutica Rosa de Sarom Unid. 1
|
Marília Barata Kruger
|
Centro Espírita Pai
Malaquias
|
Rosângela Aparecida de Melo
|
Biblioteca
Comunitária (Em andamento)
|
Dorival
|
Escola Senhorinha
Soares
|
Emerson / Pres. APP
|
Sec. De Saúde -
Unid. Sanitária
|
Tânia Crescencio
|
Diocese Joinville
|
Padre Nivaldo
|
Dom Pio de Freitas
|
Iria
|
ANEXO 2
2005
Fundo
Municipal de Incentivo à Cultura
Projeto: Diários: Espaço de
Presença e Ausência de Harry Laus. Edição Crítico-Genética
Proponente: Taiza Mara Rauem Moraes
Proponente: Taiza Mara Rauem Moraes
Projeto: Timoneiro da Escuridão
Proponente: Marcelino Costa
Proponente: Marcelino Costa
Projeto: Quatro Anos, Quatro
Destinos
Proponente: Wilson Gelbcke
Proponente: Wilson Gelbcke
2006
Fundo Municipal de
Incentivo à Cultura
Livro de Ficção
Projeto: Poesia e Prosa de Elly
Herkenhoff
Proponente: Regina Colin Lemos
Proponente: Regina Colin Lemos
Projeto: Cordames e Cordoalhas
Proponente: Marcelino Costa
Proponente: Marcelino Costa
Projeto: Cânticos de Eva
Proponente: Marinaldo Silva
Proponente: Marinaldo Silva
Projeto: Bricolages para
Geladeira
Proponente: Maria Clotilde Anreotti Zingalli
Proponente: Maria Clotilde Anreotti Zingalli
Livro Não Ficção
Projeto: Parque Municipal Morro
do Finder
Proponente: Samir Alexandre Rocha
Proponente: Samir Alexandre Rocha
Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura
Literatura
Projeto: Revista Cultural
Proponente: João Batista da Silva
Proponente: João Batista da Silva
Projeto: Reedição do Livro História de Joinville de Carlos Ficker
Proponente: Joel Gehlen
Proponente: Joel Gehlen
2007
Fundo Municipal de
Incentivo à Cultura
Edição de livros/literatura de
ficção
Projeto: Aço e Nada
Proponente: Rubens da Cunha
Proponente: Rubens da Cunha
Projeto: Oco Hálito (um agridoce
de sabores estampado no céu da boca)
Proponente: Maria Clotilde Andreotti Zingale
Proponente: Maria Clotilde Andreotti Zingale
Projeto: Ensaios para o 5º Ato
Proponente: Cristiano Nagel
Proponente: Cristiano Nagel
Projeto: Fritz: Um Sapo nas
Terras do Príncipe
Proponente: Jurandy de Arruda Neto
Proponente: Jurandy de Arruda Neto
Edição de livros/literatura de não ficção
Projeto: A Arte Como Propulsora
da Integração:Escola e Comunidade
Proponente: Eliana Stamm
Proponente: Eliana Stamm
Projeto: Do Registro Diário à
Criação Ficcional de Lima Barreto
Proponente: Marcos Vinícios Scheffel
Proponente: Marcos Vinícios Scheffel
Mecenato Municipal de
Incentivo à Cultura
Projeto: O
Hipopótamo Salvador
Proponente: Jorge Morgado Monteiro Amador
Proponente: Jorge Morgado Monteiro Amador
2008
Fundo Municipal de
Incentivo à Cultura
Edição de livros – literatura de
ficção
Projeto: Vertebrais
Proponente: Rubens da Cunha
Proponente: Rubens da Cunha
Projeto: 40 possíveis maneiras de
se descascar uma mulher
Proponente: Maria Clotilde Zingali
Proponente: Maria Clotilde Zingali
Projeto: Cardume de Nuvens
Proponente: Carlos Augusto Coelho de Oliveira
Proponente: Carlos Augusto Coelho de Oliveira
Projeto: Publicação de textos
teatrais
Proponente: Hélio Muniz
Proponente: Hélio Muniz
Projeto: Publicação do texto
teatral censurado em 1968 “Os Palhaços” de Miraci Dereti
Proponente: Cristóvão Petry
Proponente: Cristóvão Petry
Projeto: Dois em Um
Proponente : Eduardo Baumann Quintal
Proponente
Edição de livros – literatura de
não ficção
Projeto: A Cidade Onde se
Trabalha
Proponente: Giane Maria de Souza
Proponente: Giane Maria de Souza
Projeto: “Tempos de Joinville”
Proponente: Eneida Raquel de S. Thiago
Proponente: Eneida Raquel de S. Thiago
Mecenato
Municipal de Incentivo à Cultura
Projeto: Meu Vizinho é um
Escritor...
Proponente: Marcos Vinícius Scheffel
Proponente: Marcos Vinícius Scheffel
Projeto: Antologia Poética
Proponente: Joel Gehlen
Proponente: Joel Gehlen
Projeto: Deus não tem Vice
Proponente: Marisia Dereti
Proponente: Marisia Dereti
Projeto: Tempos de Joinville
Proponente: Raquel S’Thiago
Proponente: Raquel S’Thiago
2009
Fundo Municipal de
Incentivo à Cultura
Livro de Ficção
Projeto: Alea Jacta Est – Novos Autores
Proponente: Rubens da Cunha
Projeto: Alea Jacta Est – Novos Autores
Proponente: Rubens da Cunha
Projeto: O Início do Assoprado
Proponente: Rodrigo Domingos
Projeto: Ração para Cobras
Proponente: Rodrigo Schwartz
Telefone: 30271320 / 9943 4923 – rodrigoschwartz@gmail.com
Proponente: Rodrigo Domingos
Projeto: Ração para Cobras
Proponente: Rodrigo Schwartz
Telefone: 30271320 / 9943 4923 – rodrigoschwartz@gmail.com
Projeto: Memória e Fantasias de
um sobrevivente do Joelma
Proponente: Osório Gonçalves da Silva
Projeto: Poesias para Crianças Quando Ficarem Adultas
Proponente: Marinaldo da Silva
Projeto: A Última Aliança
Proponente: Emília Mobini Kesheh
Proponente: Osório Gonçalves da Silva
Projeto: Poesias para Crianças Quando Ficarem Adultas
Proponente: Marinaldo da Silva
Projeto: A Última Aliança
Proponente: Emília Mobini Kesheh
Livro de não-ficção
Projeto: Alô, Alô Joinville! Está
no Ar a Rádio Difusora! A radiodifusão em Joinville (1941 -1961)
Proponente: Izani Pibernat Mustafá
Projeto: Memórias sobre Namoros em Joinville na Década de 1950
Proponente: Jeisa Rech Casagrande
Proponente: Izani Pibernat Mustafá
Projeto: Memórias sobre Namoros em Joinville na Década de 1950
Proponente: Jeisa Rech Casagrande
Mecenato Municipal de
Incentivo à Cultura
oamordesempre.com (porque a vida
é blasé)
Proponente: Daiane Dordete Steckert
Joinville – 150 Anos – Os Pioneiros – Documento e História (reedição)
Proponente: Eneida Raquel de S. Thiago
Proponente: Daiane Dordete Steckert
Joinville – 150 Anos – Os Pioneiros – Documento e História (reedição)
Proponente: Eneida Raquel de S. Thiago
2010
Fundo
Municipal de Incentivo à Cultura (Valor total da área: R$ 70.665,62)
Modalidade: LIVRO E LEITURA
Submodalidade: Difusão
Programete Língua Viva
Talita Jordina Rodrigues
Submodalidade: Difusão
Programete Língua Viva
Talita Jordina Rodrigues
Submodalidade: Ficção até R$8.000,00
Prêmio Joinville de Expressão Literária -
Coletânea 2008-2009
Ana Izabel Magno Ribas Diefenthaeler
Persona
Melanie Theresia Peter
mesmos nós
João Batista da Silva
Melanie Theresia Peter
mesmos nós
João Batista da Silva
Submodalidade:
Crônica de Gatos
Regina Célia Marcis
Submodalidade:
Ensino de História e Novas Tecnologias
Educacionais
Fernando Cesar Sossai
"Sou o pai e Sou a mãe": Mulheres chefes
de Família em Joinville/SC (1980-2009)
Sara Simas
Glória e Fracasso: A História de uma paixão
Alexandre Perger
Submodalidade: Não Ficção até R$12.000,00
"Teatro de Grupo: Trajetórias e Relações -
Impressões de uma Visitante"
Samantha Agustin Cohen
Ensino de História e Novas Tecnologias
Educacionais
Fernando Cesar Sossai
"Sou o pai e Sou a mãe": Mulheres chefes
de Família em Joinville/SC (1980-2009)
Sara Simas
Glória e Fracasso: A História de uma paixão
Alexandre Perger
Submodalidade: Não Ficção até R$12.000,00
"Teatro de Grupo: Trajetórias e Relações -
Impressões de uma Visitante"
Samantha Agustin Cohen
Mecenato Municipal de Incentivo à
Cultura (Valor total da área: R$ 13.500,00)
Smoked Love: Estudos Sobre Performance
e Dramaturgia do Ator Contemporâneo
Samira Sinara Souza
Samira Sinara Souza
2011
Fundo Municipal de
Incentivo à Cultura (Valor total da área: R$ 46.532,30)
Livro e
leitura/Ficção
Tan Gran e Xai Xia
Jorge Luiz Hoffmann
Um Pulo Bem Grande
Nuno de Lima Netto Jr.
Livro e leitura/Não ficção
Salve o Cinema 2: Leitura da Linguagem Cinematográfica
Fundação Educacional da Fundação de Joinville - FURJ - Univille. Dirigente: Paulo Ivo Koehntopp
Livro dos Livros: resenhas do PROLIJ
Sonia Regina Reis Pegoretti
"Se essas paredes falassem..."
Maria Cristina Dias dos Reis Lima
Tan Gran e Xai Xia
Jorge Luiz Hoffmann
Um Pulo Bem Grande
Nuno de Lima Netto Jr.
Livro e leitura/Não ficção
Salve o Cinema 2: Leitura da Linguagem Cinematográfica
Fundação Educacional da Fundação de Joinville - FURJ - Univille. Dirigente: Paulo Ivo Koehntopp
Livro dos Livros: resenhas do PROLIJ
Sonia Regina Reis Pegoretti
"Se essas paredes falassem..."
Maria Cristina Dias dos Reis Lima
Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura (Valor total da
área: R$ 39.969,00)
Relato do
Sol - Vanessa Bencz
São Francisco do Sul: Memória e História-anotações de Manoel Deodoro de Carvalho
Eneida Raquel de S.Thiago
Acorde Literário
Fernanda Lange
São Francisco do Sul: Memória e História-anotações de Manoel Deodoro de Carvalho
Eneida Raquel de S.Thiago
Acorde Literário
Fernanda Lange
2012
Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Valor total da área:
R$ 77.956,00)
Modalidade:
Livro e Leitura – Ficção
O
catador de memórias
Proponente:
Alberto da Silva Ferreira Filho
Memórias
de uma jornalista distraída
Proponente:
Vanessa Bencz
Fritz
– um sapo nas terras do príncipe
Proponente:
Jurandy de Arruda Neto
Chuva
sobre Sarajevo
Proponente:
Wilka Seto-Gehlen
Causos
de minha cidade
Proponente:
Wilson Gelbcke
Os
estranhos
Proponente:
Jaqueline de Mello
Modalidade:
Livro e Leitura – Não Ficção
O
Amor e o Divã
Proponente:
Centro de Estudos do Campo Lacaniano de Joinville – CECJL
A
narrativa visual na literatura infantil brasileira – histórico e leituras
analíticas
Proponente:
Sonia Regina Reis Pegoretti
Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura (Valor total da
área: R$ 77.987,50)
- Livro dos livros do
PROLIJ - V.2 - Literatura Africana e Afro-Brasileira - Sonia Regina Reis
Pegoretti - 14.937,50
- Aquele que conta a
história - Claudionei Fernandes - 13.000,00
- São Francisco do
Sul - História e Memória: Anotações de Manoel Deodoro de Carvalho - Eneida
Raquel de S. Thiago - 12.000,00
- Lutar Sempre,
Desistir Jamais - a incrível história de José Gomes Santana em 30 anos de
Hemodiálise em Joinville - Evanira Maçaneiro - 15.000,00
- Farda de Passeio -
Carlos Augusto Coelho de Oliveira - 15.000,00
- O mundo mágico das
cores - Maria Bernadete de Oliveira Mattos - 8.050,00
Projeto
aprovado na categoria Audiovisual relacionado à literatura
- Rascunhos na cidade
- Jurandy de Arruda Neto (Jura Arruda) - 40.000,00
[1]
Disponível em <http://www.joinvillecultural.sc.gov.br>
Acesso 24 de outubro de 2012.
[2]
Retratos da Leitura no Brasil 3. Org. Zoara Failla. Introdução. “No sul e
sudeste ouve uma redução importante na população de 05 a 17 anos, o que reduz o
número de estudantes entrevistados.Sabemos que eles lêem mais do que a
população fora da escola [...] No sul entre 1.68 livro lido, 0.94 foi por
iniciativa própria.” São Paulo: Instituto Pró-Livro/Imprensa oficial. 2012, p.
31-32.
[3]
Retratos da Leitura no Brasil 3. Org. Zoara Failla. São Paulo: Instituto
Pró-Livro/Imprensa oficial. 2012.
[4]
Plano Municipal de Cultura de Joinville – PMC,
Subseção II – Diretriz e ações prioritárias do setor de literatura,
livro e leitura, PMC/Jlle 48.
[5]
Lista de projetos em anexo.
[6]
Lista de bibliotecas comunitárias no Anexo 1.
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