Histórico

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INCENTIVO À LEITURA -  PROLER/UNIVILLE

O Programa Institucional de Incentivo à Leitura - UNIVILLE germinou no I Simpósio de Literatura promovido pelo Curso de Letras em outubro de 1992 , no Campus Universitário.

O evento contou com a presença do Prof. Affonso Romano de Sant'Anna, na época presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), que projetou a possibilidade de uma parceria da UNIVILLE com o PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura.

O Núcleo Proler-Joinville se constituiu a partir de 1995 e suas metas se dirigiram para a criação de um Centro de Referências sobre leitura para sustentar atividades comunitárias para um público infantil, adolescente e idoso em hospitais e centros comunitários. Os encaminhamentos iniciais voltaram-se para a elaboração de um Programa Piloto de Incentivo à Leitura em 1994 conduzido pelo projeto Por uma política de incentivo à leitura que comportou atividades de leitura institucionais e comunitárias. O projeto foi aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa em reunião no dia 18 de agosto de 1994, pelo parecer nº 71/94.

Em síntese, um programa dirigido para a leitura que objetiva a conquista da cidadania pelo alargamento gradual da percepção de espaço e do tempo ampliando o exercício democrático ao propiciar ao indivíduo a possibilidade de informar-se, comunicar-se, discutir e participar. Assim sendo, a leitura não deve ser entendida apenas como realização intelectual do indivíduo, mas também como fundamento do desenvolvimento cultural.

A capacidade de ler e escrever em sociedades industrializadas deixou de ser privilégio para se converter numa necessidade básica, de modo que a leitura deve ser matéria de preocupação nacional na perspectiva da superação dos problemas de desenvolvimento, pois permite questionar as decisões que se tomam em relação ao nosso presente e futuro, modificar comportamentos e elevar níveis de conceituação teórica.

A leitura para o PROLER não é apenas entendida como decodificação de signos gráficos (reconhecimento de letras e palavras do discurso) mas interpretação do texto enquanto diálogo entre leitor e texto.

Em 06 de setembro de 1995, a UNIVILLE assinou um Convênio com a Fundação Biblioteca Nacional- Casa da Leitura dando início ao Programa Institucional de Incentivo à Leitura imbuído da construção de uma política de leitura para Joinville.

O primeiro passo foi a criação de um Comitê Interinstitucional com representações da 5º CRE, Secretaria Municipal de Educação, Colégio da Aplicação (atualmente Colégio Univille), CIS (atualmente CEDUP), Colégio Bom Jesus e Colégio dos Santos Anjos.

O Comitê Proler/Joinville estabeleceu metas a serem atingidas no sentido de alargar os espaços comunitários de leitura que são anualmente avaliadas e renovadas.

As articulações feitas de 1996 a 2006 se dirigem para a organização de um Encontro Anual de Leitura que envolve professores, bibliotecários, agentes de leitura e de cultura, num modelo que integra palestras e oficinas de leitura com vagas que oscilam entre 200 a 150 e tem sido preenchidas por profissionais atuantes ou interessados na questão da leitura.

Para a sustentação do Programa, em 1999, foi instituída uma Mostra de Leitura do Proler que congrega os trabalhos desenvolvido na área pelos parceiros e vem sendo realizada no mês de junho. No ano de 2002, excepcionalmente ocorreu em maio devido as comemorações de 10 anos do Proler.

Na UNIVILLE, historicamente, o Programa Institucional de Incentivo à Leitura tem como base o Curso de Letras e sua política integra os alunos voluntários de diversos cursos da universidade, bem como bolsistas do UNIEDU e do PIBIC. Os projetos se dirigem para espaços comunitários como: escolas, presídios e Centros Comunitários, onde são realizados sistematicamente "Contação de Histórias",  e "Remição Penal pela Leitura" e "Salve o Cinema".

É realizado anualmente o Encontro do PROLER Joinville, que oportuniza espaços de discussão sobre a leitura através de saraus literários, apresentações teatrais, seminários interdisciplinares e palestras. O Seminário de Pesquisa em Linguagens, Leitura e Cultura, articulado pelo PROLER, fortalecer e disseminar metodologia e práticas/leitura e escrita através de vivências e desenvolver reflexões sobre linguagem para estimular uma proposta de política de leitura para Joinville e região.  

O Programa Institucional de Incentivo à Leitura da UNIVILLE, portanto, visa atingir de modo sistemático e gradual o interesse pela leitura, criando a consciência de que o exercício de ler amplia a capacitação política do indivíduo, política estabelecida em parceria com o curso de Letras. 

Postagens mais visitadas deste blog

CADERNO LITERANDO - 2019/2