O SAMBA AQUI NO SAMBAQUI – A Poesia da Música brasileira


DOLORES DURAN, que viveu somente 29 anos, deixou poemas musicados de muita importância na música brasileira. POR CAUSA DE VOCÊ é um deles. Tom Jobim, muito jovem ainda, mostrou-lhe ao piano, num intervalo na Rádio Nacional, a melodia que acabara de compor, com a ajuda de Vinicius de Moraes, já então seu parceiro. Vinicius já tinha começado a fazer a letra. Quando Dolores escutou a música ao piano, apaixonou-se. Tirou um lápis de sobrancelha da bolsa e escreveu, em contados três minutos, o poema. E disse a Tom: “É essa. Menos que ela é covardia”. E, notável cantora que era, cantou sua letra ali mesmo, ao piano de Tom. Então telefonaram para Vinicius e Dolores lhe disse: “Já tenho a letra, esqueça a sua”.
Vinicius, o grande Vinicius de Moraes, ouviu o poema de Dolores Duran do outro lado da linha e concordou: “Tá melhor que o meu!”. E assim foi feito: letra de Dolores Duran. Que, muito pobre na infância, teve que abandonar a escola aos 12 anos de idade, para ajudar a mãe a as irmãs a sustentar a casa! É, dom é dom...
Dentre os muitos autores cuja poesia vamos desnudar e desconstruir, para entender o que é e como se faz poesia na prática, Dolores Duran entra com o samba-canção POR CAUSA DE VOCÊ. E com outra canção, cuja melodia também é de Tom Jobim: ESTRADA DO SOL. Que vamos cantar juntos com o público.
Quase duas dezenas de grandes poetas, que foram ou não compositores, serão analisados, biografados, ouvidos, declamados, cantados e desconstruídos durante nosso evento O SAMBA AQUI NO SAMBAQUI, uma promoção da CONFRARIA DO ESCRITOR de Joinville. Taiguara, por exemplo, comparece em vídeo com seu extraordinário BERÇO DE MARCELA. Poema de incrível sensibilidade, música linda, um piano arrasador, uma voz e uma interpretação perfeitas. Tudo isso concentrado em um só pessoa: Taiguara, autor da música, da letra e intérprete de altíssimo nível na voz e no piano. 
Músicos: FIO JOSÉ (violão, bandolim, cavaquinho, voz); MILTON MACIEL (teclados Korg e Casio, harmônica, voz, coordenação); Alan (percussão); Lydia Plado (teclado Korg). E as vozes de diversos integrantes da Confraria do Escritor, revezando-se na leitura e declamação. Um programa diferente. No Museu do Sambaqui de Joinville, com o auditório gentilmente cedido à Confraria para o evento. Com ENTRADA FRANCA.


Postar um comentário

0 Comentários